UOL Notícias Notícias
 

01/02/2007 - 17h34

Nível dos oceanos cresce mais rapidamente que o estimado

WASHINGTON, 1º fev (AFP) - O nível dos oceanos sobe mais rapidamente do que o estimado pelo Grupo Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira nos Estados Unidos, na véspera da publicação do quarto relatório desta organização.

Uma equipe de cientistas americanos e europeus, entre os quais o alemão Stefan Rahmstorf, do Instituto de Pesquisas sobre o Impacto do Clima de Potsdam, denunciou em um artigo divulgado pela revista Science, uma subestima do ritmo do aumento do nível dos oceanos, estabelecido pelos especialistas do IPCC em 2001.

Segundo o estudo destes cientistas, o nível médio do mar aumentou 3,3 mm ao ano entre 1993 e 2006, enquanto o IPCC, uma organização criada pela ONU, calculou um aumento de menos de 2 mm ao ano.

Os cientistas ressaltaram que, segundo seus dados, este aumento no nível dos oceanos ocorre 25% mais rápido do que em qualquer outro período dos últimos 115 anos. Mas, acrescentaram, seria "prematuro concluir que o nível dos oceanos continuará subindo ao mesmo ritmo no futuro", embora se tenha destacado o derretimento da calota polar.

Os cientistas chegam às mesmas conclusões que os especialistas do IPCC sobre a concentração atmosférica de dióxido de carbono (CO2), enquanto seus números sobre a temperatura média global sobre a superfície terrestre correspondem à seção mais alta das previsões do IPCC.

Os últimos dados do Painel datam de 2001 e devem ser atualizados no próximo relatório que será apresentado nesta sexta-feira, em Paris, considerado pela comunidade científica como a "bíblia" climática.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host