UOL Notícias Notícias
 

01/02/2007 - 19h32

Rápida globalização corre o risco de aprofundar os conflitos, adverte a ONU

NAIRÓBI, 1º fev (AFP) - O crescimento incontrolável da economia global e seu efeito devastador nas fontes naturais finitas poderão levar a um aprofundamento da pobreza e dos conflitos transfronteiriços por matérias-primas escassas, alertou a ONU nesta quinta-feira.

O diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, disse que grandes empresas e políticos precisam se tornar ecologicamente amigáveis à medida que projetam futuras oportunidades internacionais de negócios e crescimento econômico.

Os governos e as corporações deveriam estar se voltando para "como, em um mundo motivado pelo crescimento econômico e as oportunidades, podemos assegurar que a sustentabilidade ambiental não se torne vítima do momentum econômico", disse Steiner durante entrevista coletiva em Nairóbi.

A globalização desenfreada e a demanda crescente por recursos naturais, freqüentemente com um custo prejudicial, mas invisível para o ambiente, podem, de fato, agravar os efeitos incapacitantes da pobreza, ao invés de mitigá-los, alertou o Pnuma em um comunicado.

"O compasso no qual os recursos naturais não-renováveis estão sendo perdidos significa que o motor da globalização pode engasgar e, eventualmente, ficar sem combustível, ativando tensões potenciais entre nações e agravar, ao invés de aliviar, a pobreza", afirmou.

As observações de Steiner sobre o impacto da globalização no meio ambiente, que em muitos casos leva ao aquecimento global, foram realizadas na véspera da publicação do esperado relatório científico sobre mudança climática.

O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), um grupo independente composto pelos maiores cientistas sobre clima do mundo, publicará nesta sexta-feira, em Paris, sua primeira avaliação científica sobre a mudança climática desde 2001.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host