UOL Notícias Notícias
 

02/02/2007 - 18h33

Secretário-geral da ONU quer resposta mundial mais rápida para a mudança

climática NOVA YORK, 2 fev (AFP) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, considera que a resposta mundial para a mudança climática deve ser mais rápida e mais resoluta, em vista do relatório divulgado nesta sexta-feira pela comunidade científica, noticiou o serviço de imprensa da ONU.

Ban "celebra as importantes conclusões do grupo de trabalho" publicadas nesta sexta-feira, em Paris, em um relatório que "destaca o consenso da comunidade científica sobre a aceleração e o ritmo ameaçador da mudança climática induzida pelas atividades humanas", segundo um comunicado.

"A resposta global deve, como conseqüência, ser elaborada com mais rapidez e determinação", acrescentou o texto.

"O estudo publicado hoje (sexta-feira) e outros relatórios que o seguirão em 2007 por parte do Grupo Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) serão elementos essenciais para produzir a resposta da ONU para a mudança climática induzida pelas atividades humanas", ressaltou o comunicado.

O relatório dos especialistas, que deverá reger nos próximos cinco anos as decisões dos governos na questão ambiental, é o mais alarmante já elaborado pelo IPCC, pois deixa claro que o aquecimento global é uma realidade e se deve, quase com total certeza, à ação do homem.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    0,94
    3,288
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h37

    -1,79
    61.519,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host