UOL Notícias Notícias
 

03/02/2007 - 10h34

Chirac propõe criar uma "autêntica organização" da ONU para o meio ambiente

=(FOTOS)= PARIS, 3 fev (AFP) - O presidente francês, Jacques Chirac, fez um apelo neste sábado, em Paris, para a criação de uma "autêntica organização internacional" do meio ambiente no âmbito da ONU para "reforçar o governo mundial" neste setor.

"Fazemos um apelo para transformar o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em uma autêntica organização internacional, de composição universal, à imagem da Organização Mundial da Saúde", propôs Chirac.

"Todos os aqui presentes, Cidadãos da Terra, apoiamos os esforços das nações que se mobilizam, em um espírito de soberania partilhada, para reforçar o governo internacional do meio ambiente", declarou o presidente francês, Jacques Chirac, na conferência internacional, que durante dois dias reuniu em Paris 500 especialistas do mundo todo.

Por enquanto já foi criado "um grupo pioneiro" de "mais de quarenta países", que terão o objetivo de promover o projeto, questionado pelos Estados Unidos e os grandes países emergentes.

O apelo é feito no dia seguinte da publicação do relatório de especialistas do IPCC, segundo o qual as crescentes emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa provocarão um perigoso aquecimento da temperatura da Terra e transtornos meteorológicos que serão sentidos durante mais de um milênio.

O texto, o quarto publicado pelos especialistas da ONU, adverte que a Terra experimentará no século XXI um aquecimento entre 1,8 e 4 graus centígrados, o nível do mar subirá 58 centímetros e aumentará a ocorrência de fenômenos meteorológicos devastadores.

O citado Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) foi criado em 1972 e tem sede em Nairóbi, no Quênia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host