UOL Notícias Notícias
 

04/02/2007 - 19h15

Gripe aviária na GB: 160 mil aves abatidas por contágio do H5N1

=(FOTO)= HOLTON (Grã-Bretanha), 4 fev (AFP) - O abate de 160.000 perus estava sendo realizado neste domingo em uma grande criação de aves do leste da Inglaterra, onde foi detectado um foco do vírus H5N1 da gripe aviária, altamente patogênico.

A área de proteção foi estendida a dois condados vizinhos.

Cerca de 50.000 aves já tinham sido abatidas até a metade do dia. A operação deve seguir até a noite de hoje ou manhã de segunda-feira, informou uma porta-voz do Ministério do Meio Ambiente.

A granja Bernard Matthews, situada em Holton, no condado de Suffolk, onde a presença do foco foi confirmada no sábado, foi a primeira a ser atingida pelo H5N1 na Grã-Bretanha e a segunda na União Européia desde o início do ano.

O laboratório de referência de Weybridge confirmou a presença do foco e, no final do dia, o Ministério britânico do Meio Ambiente revelou que esta cepa era originária da Ásia e "parecida com a descoberta em janeiro na Hungria".

Além de estabelecer uma zona de proteção no raio de 3 km ao redor desta granja, as autoridades veterinárias ampliaram no sábado à noite uma área de vigilância para um território de mais de 2.000 km2, onde a circulação é reduzida e as aves de criação serão isoladas dos pássaros selvagens, nos condados de Suffolk e Norfolk.

Pelo menos 71 aves morreram nesta criação na última terça-feira, mas os serviços veterinários emitiram o alerta somente na quinta, quando mil perus já estavam mortos, criticou o jornal The Sunday Telegraph, avaliando que o governo não agiu com rapidez.

Pat Troop, que dirige a agência britânica de proteção da saúde, informou à rede de televisão BBC que os empregados da granja não apresentavam qualquer sintoma de contaminação pelo vírus.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host