UOL Notícias Notícias
 

05/02/2007 - 18h59

Tronco de árvore de 80 milhões de anos é encontrado no Uzbequistão

TASHKENT, 5 fev (AFP) - Um tronco de árvore petrificado que data de 80 milhões de anos foi encontrado no norte do Uzbequistão, o que deverá permitir descobrir os segredos da vegetação que crescia antes nesta região atualmente desértica, anunciaram na segunda-feira cientistas uzbeques.

O tronco, de dois metros de comprimento e 33 centímetros de diâmetro, petrificado numa explosão vulcânica, foi descoberto durante trabalhos arqueológicos no maciço montanhoso de Sulton Uvaisiy.

"O maciço montanhoso de Sulton Uvaisiy é muito conhecido no mundo da paleontologia e muitos restos de dinossauros foram descobertos ali", explicou à AFP o pesquisador Azimboi Sadullaiev.

"Antes da descoberta da árvore petrificada não havíamos feito nenhuma descoberta que pudesse dar uma idéia das plantas que floresciam ali há 100 ou 150 milhões de anos", acrescentou.

Uma amostra do tronco foi enviada a um centro de física nuclear para determinar sua idade exata, informou Sadullaiev, que dirige a Academia de Jorezm Mamun.

Os cientistas desta academia, fundada no século X, buscam desenvolver plantas capazes de sobreviver ao ambiente seco e salgado do noroeste uzbeque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host