UOL Notícias Notícias

07/02/2007 - 18h45

Carona estratégica: bactéria que causa úlcera teria migrado com p Homo sapiens

PARIS, 7 Fev (AFP) - A bactéria causadora da maior parte das úlceras estomacais está presente no sistema digestivo humano há mais ou menos 60.000 anos - desde que o Homo Sapiens se aventurou em migrações para fora da África - revela um estudo publicado na edição eletrônica da revista científica britânica Nature.

Cientistas liderados por Marck Achtman, do Instituto Max Planck de Biologia das Doenças Infecciosas, localizado na Alemanha, compararam variações no genoma da Helicobacter pylori com as existentes no código genético humano de hoje.

Estudos anteriores já tinham mostrado que, entre humanos, as variações genéticas são menores quanto mais longe a população está do Leste da África. A teoria sugere que há 10 milhões de anos, quando o Homo sapiens se espalhou cuidadosamente pelo continente africano, os pioneiros se tornaram cada vez mais isolados. No mapa, a diversidade vai diminuindo em ondas.

A equipe de Achtman descobriu modelos praticamente idênticos ao analisar a variação genética entre 769 exemplos de H. pylori, tirados de voluntários ao redor do mundo e de 51 grupos étnicos diferentes. Processado através de um modelo de computador, o sistema mostra que a bactéria migrou do Leste da África por cerca de 58.000 anos e se reproduziu quando os humanos preparavam sua viagem ao redor do mundo.

"Anatomicamente, os homens modernos já eram infectados pela H. pylori antes de migrarem da África", afirmou o estudo publicado nesta quinta-feira no site da Nature. "A H. pylori ficou intimamente associada com seus hospedeiros humanos desde então", acrescentou. Segundo a teoria "out of Africa", a espécie humana surgiu no Leste africano há cerca de 200.000 anos. A saída do continente é estimada entre 50.000 e 70.

000 anos atrás. No entanto, as rotas e a época das grandes migrações dos homens ainda são pouco conhecidas, de forma que a saída do continente pode ter ocorrido de outras maneiras.