UOL Notícias Notícias
 

07/02/2007 - 17h21

FAO: Falta de recursos e vontade política comprometem luta contra a gripe das

aves ROMA, 7 fev (AFP) - A falta de financiamento e vontade política em alguns países ameaça a luta mundial contra a gripe das aves, alertou a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) em comunicado publicado nesta quarta-feira. A agência, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal, expressou "sérias preocupações de que o progresso substancial feito em muitas partes do mundo contra a gripe aviária esteja sendo posto em risco por uma ação de financiamento insuficientemente determinada e inadequada em alguns países onde o vírus continua a circular".

A mensagem ocorre em meio ao temor crescente de uma pandemia global de gripe aviária, depois de novas vítimas humanas fatais provocadas pelo vírus e o reaparecimento da temida cepa H5N1 em aves dentro da União Européia.

A grande maioria de casos de gripe aviária por H5N1 até agora foi registrada na Ásia, mas no início de 2006, a doença viral começou a aparecer na Europa, no Oriente Médio e na África.

"Globalmente, a situação é melhor do que três anos atrás, mas a volta recente de focos em alguns países mostra que não há motivo para complacência", disse o chefe veterinário da FAO, Joseph Domenech, em um comunicado.

Enquanto isso, a agência manifestou a confiança de que a Grã-Bretanha tem a capacidade de "responder adequadamente" ao recente caso de H5N1 em seu território, mas enfatizou que "é preciso um apoio maior para ajudar os países que ainda lutam para controlar o vírus, tais como Indonésia, Egito e Nigéria".

A FAO também informou ter enviado uma equipe para trabalhar com a OMS na Nigéria, depois da confirmação, na semana passada, da primeira morte humana por gripe aviária no país africano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host