UOL Notícias Notícias
 

09/02/2007 - 18h25

Cuba lança remédio antimicótico "eficaz" a partir da cana-de-açúcar

HAVANA, 9 fev (AFP) - As autoridades sanitárias cubanas aprovaram o uso em seres humanos do Dermofural (Furvina), um "eficaz" ungüento antimicótico, obtido na ilha a partir da cana-de-açúcar.

O Centro para o Controle Estatal da Qualidade dos Medicamentos (CECMED), vinculado ao Ministério de Saúde Pública, deu seu aval para a produção em escala industrial do medicamento, indicado para o "tratamento de lesões cutâneas causadas por fungos", destacou nesta sexta-feira o jornal oficial Granma.

O dermofural foi obtido por cientistas do Centro de Bioativos Químicos, da Universidade da província de Villa Clara (centro), a partir de uma matéria-prima derivada do bagaço da cana, acrescentou a fonte.

Segundo o jornal, o medicamento demonstrou "segurança, eficácia e qualidade" durante o processo de testes pré-clínicos e clínicos realizados na ilha antes de sua aprovação para uso generalizado em humanos.

Outro medicamento, obtido em 1991 por cientistas cubanos a partir da cana-de-açúcar, o PPG (Ateromixol ou policosanol), é considerado um redutor eficaz dos níveis de colesterol no sangue e tem grande popularidade e demanda dentro e fora da ilha.

As exportações de medicamentos genéricos e biotecnológicos cubanos se expandiram em 2006 e "passaram a ocupar um segundo lugar, depois do níquel", assegurou a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), deixando para trás produtos tradicionais como o açúcar, o tabaco e a pesca.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host