UOL Notícias Notícias
 

09/02/2007 - 13h43

Vírus H5N1 da gripe das aves detectado na Grã-Bretanha provavelmente veio da

Hungria (oficial) LONDRES, 9 fev (AFP) - A cepa H5N1 da gripe das aves que infectou uma granja de perus na Grã-Bretanha provavelmente teve origem na Hungria e não em aves migratórias, informou um funcionário britânico nesta sexta-feira.

O oficial do Ministério do Meio Ambiente, Fred Landeg, disse à emissora GMTV ser provável que a granja em Suffolk, leste da Inglaterra, de propriedade da empresa Bernard Matthews, tenha sido infectada por produtos importados de outras companhias da empresa na Hungria.

"Tivemos evidências ontem e um alerta da Agência de Laboratórios Veterinários de que, com base no trabalho que eles realizaram até agora, o vírus parece ser quase idêntico e possivelmente seja idêntico, ao vírus da Hungria", afirmou.

"Isto significa que o vírus veio, provavelmente, direto da Hungria para o Reino Unido e não por aves migratórias", acrescentou Landeg, o vice-chefe veterinário do Ministério do Meio Ambiente.

Landeg havia sugerido inicialmente que o surto pode ter sido causado por uma ave migratória.

No mês passado, a cepa da gripe das aves foi detectada em gansos da Hungria no primeiro caso desta doença detectado na União Européia desde meados de 2006.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host