UOL Notícias Notícias
 

11/02/2007 - 21h38

Dorothy, a gambá que chegou clandestinamente ao Canadá, foi libertada na

Califórnia OTTAWA, 11 fev (AFP) - Dorothy, a pequena gambá fêmea que chegou clandestinamente ao Canadá num caminhão, depois de percorrer 5.000 km, foi libertada em seu habitat natural na Califórnia, anunciou neste domingo o centro de proteção da fauna de Toronto, que organizou sua volta para os Estados Unidos.

"A gambá viajante foi devolvida para a natureza na noite de sexta-feira, 9 de fevereiro", informou o Toronto Wildlife Centre num comunicado neste domingo.

Batizada de Dorothy numa referência ao "Mágico de Oz", esta gambá de 4 quilos chegou a Toronto no início do ano, depois de dormir num tubo de plástico que foi colocado num caminhão e transportado para o leste do Canadá, do outro lado do continente.

O centro conservacionista de Toronto tentou reenviar o animal para seu local de origem, mas enfrentou a oposição de vários motoristas, que não queriam se encarregar de um animal com uma reputação repugnante: pode disparar a vários metros um líquido fedorento.

Finalmente, dois motoristas da estação de rádio da Califórnia KFYV se ocuparam da gambá e a devolveram para seu local de origem depois de um longo périplo. Eles pararam várias vezes no caminho para receberem ajuda de pessoas habituadas a cuidar de animais selvagens.

Dorothy foi libertada na presença de um responsável pelos serviços californianos de proteção da fauna.

"Cerca de 30 segundos depois de abrirem a jaula, Dorothy correu na direção das árvores e de um rio próximo, desaparecendo, de novo livre depois de seu longo calvário", escreveu o Toronto Wildlife Centre.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host