UOL Notícias Notícias
 

12/02/2007 - 21h57

Fazer sesta é bom para coração e prolonga vida, diz estudo

WASHINGTON, 12 fev (AFP) - Fazer uma sesta três vezes por semana é benéfico para o coração e reduz a mortalidade por doenças cardiovasculares, sobretudo nos homens, revela um estudo realizado na Grécia e publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

As pessoas que tiram um cochilo à tarde, regularmente, pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, têm 37% menos chances de contrair doenças cardiovasculares, disseram pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade de Medicina de Atenas.

"A mensagem para o público é clara: se puder, não duvide em tirar uma soneca", afirmou o professor Dimitrios Trichopoulos, um dos autores do estudo divulgado na revista americana Archives of Internal Medicine.

Além disso, dormir à tarde alivia o estresse nos indivíduos com boa saúde.

Esse hábito se torna ainda mais significativo se for levado em consideração que vários estudos já estabeleceram uma relação entre o estresse e sua incidência nos casos de mortalidade por doenças coronarianas.

Os benefícios de dormir durante o dia - uma prática tradicional nos países mediterrâneos - são maiores nas pessoas que trabalham.

"A incidência é menor em indivíduos inativos ou em aposentados", declarou o doutor Androniki Naska, principal autor do trabalho.

O estudo não mostrou resultados concretos sobre a incidência nas mulheres que trabalham.

A pesquisa foi realizada durante seis anos, na Grécia, com 23.681 homens e mulheres com boa saúde.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host