UOL Notícias Notícias
 

12/02/2007 - 19h47

Ratos são clonados pela primeira vez através de células da pele

CHICAGO, 12 fev (AFP) - Cientistas americanos clonaram camundongos usando pela primeira vez células-tronco adultas tiradas da pele de roedores, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira que sugere que este tipo de célula versátil pode implementar a taxa de sucesso deste procedimento conhecidamente difícil.

Os cientistas já clonaram ratos antes, usando células-cúmulos (que circundam e sustentam um ovo em desenvolvimento) ou fibroblastos (células conectivas de tecido) e até mesmo células neurais geradas a partir de células-tronco embrionárias.

Segundo os autores do estudo, embora bem sucedidos, estes esforços também foram notavelmente ineficientes, atingindo uma taxa de sucesso de um a dois por cento, em média.

Portanto, para este experimento, os cientistas da Universidade Rockefeller de Nova York e do Instituto Médico Howard Hughes, em Chevy Chase, Maryland, usaram células-tronco adultas de parte do folículo capilar chamado bulbo, que fica logo abaixo da pele.

As células foram acessadas facilmente e por terem capacidade de se auto-renovar e diferenciar em outros tipos de células, os cientistas suspeitaram que pudessem ser candidatas mais promissoras à transferência nuclear, técnica usada para clonar animais.

Na transferência nuclear, o núcleo de um ovo não fertilizado é substituído pelo núcleo de outra célula. As células híbridas são cultivadas em laboratório e, então, implantadas no rato.

A taxa de sucesso com células-tronco das fêmeas foi da ordem de 1,6%, similar à de experimentos anteriores, mas quando as células foram de machos, as tentativas de clonagem foram bem sucedidas em 5,4% dos casos.

"A eficiência da transferência nuclear é muito baixa", disse Jinsong Li, pesquisador de pós-doutorado da Universidade Rockefeller. "Usando células-tronco adultas purificadas como nossa fonte de núcleo, descobrimos que podemos alcançar eficácias mais altas de transferência nuclear", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host