UOL Notícias Notícias
 

13/02/2007 - 06h44

ISS sofreu um corte de energia elétrica

WASHINGTON, 13 fev (AFP) - A Estação Espacial Internacional (ISS) sofreu um corte parcial de energia elétrica, mas o incidente não colocou em risco em nenhum momento os três tripulantes, informou a Nasa.

Uma interrupção das comunicações entre a ISS e o centro de controle em Houston (Texas, sul dos Estados Unidos) foi o primeiro indício no domingo de um problema elétrico, que provocou um curto-circuito para proteger o sistema, explicou a agência espacial americana.

Os três tripulantes da ISS, os americanos Mike Lopez-Alegria, comandante da Estação, e Suni Williams, além do russo Mikhail Tyurin, engenheiro de vôo, adotaram imediatamente medidas para restabelecer a comunicação com o centro de controle.

Os astronautas conseguiram restabelecer a eletricidade em toda a Estação na segunda-feira.

Um dos quatro giroscópios da ISS, usados para manter a estabilidade da Estação, assim como vários equipamentos científicos com congeladores, que contêm mostras de pesquisas, além de alarmes de fumaça, foram afetados.

Porém, de acordo com a Nasa, a interrupção da energia elétrica não provocou qualquer impacto nas instalações, nem afetará nenhuma das atividades futuras programadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host