UOL Notícias Notícias
 

14/02/2007 - 18h02

Correa: um mês de governo no Equador com vitória política e alinhamento a

ChávezQUITO, 14 Fev (AFP) - O presidente socialista do Equador, Rafael Correa, completa nesta quinta-feira seu primeiro mês de governo tendo obtido o aval do Congresso (que é dominado pela oposição) ao plano de convocação de uma Assembléia Constituinte e alinhado com seu colega venezuelano Hugo Chávez, embora siga sem esclarecer aspectos da política econômica.

Correa, um economista de 43 anos, deu o primeiro passo para levar adiante a idéia de redigir uma nova Carta Política que lhe permita inserir o país no "socialismo do século XXI" promovido por Chávez.

O Parlamento, dominado pela oposição, autorizou na terça-feira a realização de uma consulta popular para definir a instalação da Assembléia Constituinte.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixou o plebiscito para 15 de abril.

"Foi um primeiro mês caracterizado pela pouca definição dos planos econômicos e sociais, pois o governo se concentrou no conflito político em torno da Constituinte", disse à AFP o diretor da ONG Participação Cidadã, Omar Simon.

Correa, cuja popularidade chegou aos 73 pontos ao assumir o mandato, segundo o instituto Cedatos, está apostando muito na força de um governo recém-empossado e já está registrando desgaste pela falta de definições políticas e econômicas, disse Simon.

O ex-ministro da Economia se converteu no primeiro mandatário de tendência esquerdista desde que a nação retornou à democracia em 1999, aliando-se antecipadamente a Chávez, que colocou a Venezuela "a serviço" dos equatorianos.

Caracas e Quito assinaram uma dezena de acordos de cooperação que beneficiarão principalmente o governo de Correa, como o intercâmbio de petróleo equatoriano por hidrocarbonetos (petróleo e gás) venezuelanos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host