UOL Notícias Notícias
 

15/02/2007 - 14h42

A Otan não vai tolerar a violência no Kosovo, afirma Scheffer

=(FOTO)=PRISTINA, Sérvia, 15 fev (AFP) - O secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, declarou nesta quinta-feira que suas tropas não tolerarão nenhuma forma de violência na província de Kosovo, por ocasião de uma visita a Pristina marcada alguns dias depois por manifestações que deixaram dois mortos.

"A Kfor não tolerará nenhuma forma de violência", declarou Scheffer aos jornalistas depois de uma reunião com os líderes albaneses do Kosovo.

Scheffer viajou ao Kosovo alguns dias depois de uma manifestação violenta convocada pelo movimento "Autodeterminação", que pede a independência incondicional da província.

Dois manifestantes morreram durante o protesto organizado em Pristina contra o plano sobre o futuro estatuto da província elaborado pelo mediador da ONU Martti Ahtisaari.

No início deste mês, Ahtisaari propôs uma forma de soberania da província controlada por uma missão internacional liderada pela União Européia (UE).

Os últimos acontecimentos provocaram o afastamento do chefe da polícia da ONU no Kosovo Stephan Curtis, e a renúncia do ministro do Interior da província, Fatmir Rexhepi.

Scheffer condenou todos os que consideram a violência como uma opção para atingir seus objetivos, destacando que a Kfor "mostrará que eles estão errados".

"A Kfor está pronta para qualquer eventualidade. Não toleraremos os que pensam que a violência é uma opção", insistiu o holandês.

Scheffer deve visitar ainda hoje a cidade de Kosovska Mitrovica (norte do Kosovo), dividida entre sua parte norte sérvia e sua parte sul albanesa.

No fim de janeiro, os sérvios do Kosovo anunciaram que decretariam a independência do norte do Kosovo, que controlam, se a ONU concedesse a independência aos habitantes albaneses da província.

"Não haverá uma divisão do Kosovo. Isso não é uma opção", afirmou Scheffer.

O Kosovo, província sérvia de maioria albanesa, é administrada pela ONU desde 1999, ano em que a Otan bombaredou o território para acabar com a repressão sangrenta dos sérvios contra os separatistas albaneses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host