UOL Notícias Notícias
 

16/02/2007 - 17h00

Estudo recomenda comer peixe durante a gravidez para o bem do bebê

PARIS, 16 fev (AFP) - Um estudo publicado nesta sexta-feira contradiz as recomendações americanas às mulheres grávidas para que limitem o consumo de peixe e demonstra que os benefícios deste consumo para o feto são superiores aos riscos eventuais.

O estudo, publicado pela revista médica britânica The Lancet, destaca os benefícios nutricionais do peixe para a criança que vai nascer, graças ao consumo deste alimento pela mãe.

Os peixes são ricos em ácidos-graxos ômega-3, fundamentais para o desenvolvimento do cérebro.

No entanto, em março de 2004, as autoridades federais americanas lançaram uma advertência sobre o risco que significa para as mulheres grávidas o consumo de determinados peixes que têm elevadas quantidades de mercúrio.

Elas também destacaram os riscos que este metal pesado tem para o desenvolvimento do cérebro do feto e recomendam às mulheres grávidas que não consumam mais de 340 gramas de peixe por semana (três porções).

Os autores do estudo não questionam os potenciais efeitos nocivos do mercúrio.

O texto traz as conclusões de Joseph Hibbeln, do Instituto de Saúde americano, e de seus colegas da Universidade de Bristol (Grã-Bretanha), que estudaram na Inglaterra entre 1991 e 1992, os hábitos alimentares de 11.875 mulheres grávidas, assim como o desenvolvimento neurológico e o comportamento de seus filhos até os 8 anos.

Os cientistas destacam que o estudo não deu a prova de que o consumo de mais de três porções de peixe por semana durante a gravidez tenha efeito negativo sobre o desenvolvimento ou o comportamento da criança.

Ao contrário, de acordo com a pesquisa, um consumo semanal de peixe superior a 340 gramas nas mulheres grávidas tem um efeito benéfico sobre o desenvolvimento neurológico do feto.

Os autores do estudo não deram informações sobre as espécies de peixe consumidas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h29

    -0,79
    3,153
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h34

    1,06
    68.700,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host