UOL Notícias Notícias
 

16/02/2007 - 16h43

Indústria poderá produzir vacina contra forma humana da gripe das aves em três

meses (OMS) GENEBRA, 16 fev (AFP) - A indústria farmacêutica poderá fabricar, em um prazo de três meses, uma vacina contra a forma humana da gripe das aves, após a identificação da cepa viral, anunciou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os avanços dos últimos 15 meses para a preparação da vacina são "sem dúvida inéditos", disse o professor Ian Gust, que presidiu uma reunião de dois dias, em Genebra, celebrada por cerca de cem especialistas.

A indústria poderá criar uma vacina em três meses se uma pandemia for declarada, caso se dêem as condições mais favoráveis, declarou.

"A preparação da vacina poderá demorar, sobretudo, se o primeiro aparecimento do vírus ocorrer em um local isolado", exemplificou.

No entanto, se tratariam de "circunstâncias nas quais tudo caminharia perfeitamente e como se pode imaginar, há muitos obstáculos no caminho", acrescentou.

Professor de microbiologia da Universidade de Melbourne, na Austrália, Gust disse que várias empresas farmacêuticas já apresentaram pedidos de licença às autoridades americanas, da União Européia e da Austrália.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host