UOL Notícias Notícias
 

17/02/2007 - 10h20

Gripe das aves: não há casos humanos da doença perto de Moscou

MOSCOU, 17 fev (AFP) - O diretor do serviço de inspeção veterinária russo, Nicolai Vlassov, desmentiu neste sábado informações segundo as quais algumas pessoas teriam sido contaminadas pelo vírus da gripe aviária após a morte de aves em duas fazendas perto de Moscou.

"As informações sobre a contaminação de seres humanos pelos vírus da gripes das aves são infundadas", declarou o responsável do Rosselkhoznadzor.

"Nós detectamos o vírus da gripes das aves em vários pássaros em duas fazendas privadas das regiões de Odintsovo e Domodedovo, perto de Moscou. Estamos fazendo testes para determinar qual a cepa deste vírus, mas os resultados não ficarão prontos antes de domingo à noite", disse Vlassov.

Ele afirmou que as fazendas foram desinfetadas e colocadas em quarentena, e que não há nenhum risco em consumir ovos dos produtores locais.

O governador interino da região de Moscou, Alexeï Panteleev, citado pela agência Interfax, havia declarado que camponeses que trabalham na região foram "internados" com sintomas da doença, insistindo porém que o diagnóstico ainda tem de ser confirmado.

O vírus H5N1 foi identificado no fim de janeiro na criação de aves da região de Krasnodar (sudoeste da Rússia).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host