UOL Notícias Notícias
 

20/02/2007 - 17h04

Óleo de peixe, aspirina e exercícios para cuidar do coração feminino

WASHINGTON, 20 Fev (AFP) - Óleo de peixe duas vezes por semana, uma dose de aspirina e 60 a 90 minutos de exercício por dia permitem prevenir as doenças cardiovasculares na mulher, segundo as novas diretrizes da American Heart Association (AHA) publicadas nesta terça-feira. "Aprovamos uma política de prevenção de longo prazo já que o risco de morrer de uma doença cardiovascular, calculado ao longo de uma vida, é de um em três nas mulheres", explicou Lori Mosca, chefe da equipe da AHA que redigiu as diretrizes 2007.

Nos Estados Unidos, as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortalidade feminina, destaca a associação americana de cardiología, lembrando que mais de 42 milhões de mulheres no país sofrem atualmente enfermidades desse tido e que a população de risco é numerosa.

As novas normas têm a ver com os hábitos de vida e destacam que algumas práticas aconselhadas anteriormente, como o ácido fólico ou a vitamina E, provaram ser ineficazes para proteger o coração. As mulheres devem, além disso, manter-se atentas à pressão arterial. Para isso, devem manter um baixo peso, realizar atividade física, evitar o cigarro, o abuso de álcool e o sal, comer frutas e hortaliças frescas, assim como poucos produtos lácteos. Além de cuidar da linha, as mulheres devem fazer "no mínimo" uma hora, ou até uma hora e meia de atividade física moderada (como uma caminhada), "quase" todos os dias", indicou a AHA. Uma baixa dose de aspirina pode ser benéfica nas de mais de 65 anos e deve aumentar para as mulheres com risco cardíaco.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host