UOL Notícias Notícias
 

20/02/2007 - 15h13

Tamoxifen reduz incidência a longo prazo do câncer de mama, segundo estudos

WASHINGTON, 20 fev (AFP) - As mulheres que fazem uso do medicamento tamoxifen tiveram uma incidência um quarto menor de casos de câncer de mama, até mesmo anos depois de parar de usá-lo, revelam dois estudos publicados nesta terça-feira.

O tamoxifen é usado no tratamento e na prevenção do câncer de mama do tipo receptor de estrogênio positivo. Em 2002, um estudo demonstrou que a droga reduziu a incidência de câncer de mama em 32% em quatro anos durante um teste com 7.145 mulheres.

O novo estudo demonstra que cinco anos depois até mesmo as mulheres que pararam de tomar o tamoxifen ainda estavam protegidas, com uma taxa de incidência de câncer 27% menor ou quase cinco menos casos de câncer para cada 1.000 mulheres, segundo um artigo publicado no jornal do Instituto Nacional do Câncer.

Além disso, os efeitos colaterais do tamoxifen, como coágulos e derrame, acabaram com a interrupção do tratamento, enquanto a proteção se manteve ativa durante anos.

"Os benefícios do tamoxifen se estendem além do período ativo de tratamento, mas os efeitos colaterais não", afirmam os autores do estudo, chefiado por Jack Cuzick, do Instituto Wolfson de Medicina Preventiva, em Londres.

Um segundo novo estudo, baseado em dados de um outra pesquisa feita em 1998 com 2.471 que tomavam 20 miligramas diárias de tamoxifen, demonstrou não haver diferenças entre dois grupos de mulheres que usaram o medicamento e um placebo por um período de 13 anos.

No entanto, depois de um acompanhamento de 20 anos, os pesquisadores descobriram que o tamoxifen era eficaz na prevenção do câncer de mama de tipo receptor de estrogênio positivo em uma taxa de 39%, segundo cientistas do Royal Marsden Hospital, em Londres.

Em um editorial publicado no jornal, Umberto Veronesi, do Instituto Europeu de Oncologia, em Milão, escreveu que o tamoxifen é eficaz apenas contra o câncer de mama receptor de estrogênio positivo e, por isso, deve ser prescrito de acordo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host