UOL Notícias Notícias
 

21/02/2007 - 18h59

Outros animais, além do homem, são capazes de planejar o futuro, diz estudo

PARIS, 21 fev (AFP) - Cientistas britânicos afirmam em um estudo publicado nesta quarta-feira que os seres humanos não são os únicos animais capazes de planejar o futuro.

Em uma experiência, oito pássaros da espécie Aphelocoma californica conseguiram antecipar a falta de comida, armazenando nozes de pinho na noite anterior em um lugar onde, durante períodos de duas horas de confinamento, não receberam alimento.

Ao contrário, as aves estocaram apenas um terço de alimento em um segundo local onde receberam refeições matinais em dias alternados durante a semana anterior.

"Os pássaros se comportaram como se estivessem programando o café-da-manhã, apanhando comida em um local onde a comida provavelmente seria necessária", observou Sara Shuttleworth, professora de psicologia e zoologia da Universidade de Toronto, que escreveu um comentário na revista Nature, que também publicou o estudo.

Segundo ela, para realmente demonstrar a capacidade de fazer previsões, as aves precisariam preencher dois critérios: demonstrar uma ação nova, descartando comportamentos profundamente enraizados, como migração e hibernação, e demonstrar capacidade de antecipar um "estado motivacional" - neste caso, a fome - não experimentado no momento.

As aves tiveram à disposição muita comida quando começaram a estocar para a manhã seguinte.

"O conhecimento e o planejamento do futuro é uma habilidade complexa que é considerada por muitos exclusivamente humana", ressaltaram os autores do estudo, chefiado por Caroline Raby. "Os resultados descritos aqui sugerem que as aves podem, espontaneamente, planejar o amanhã, modificando, portanto, a idéia" de que apenas humanos são capazes de antecipar, acrescentaram.

Para aprofundar sua hipótese, os cientistas desenvolveram uma segunda experiência, similar à primeira, na qual as aves foram alimentadas em manhãs alternadas com diferentes tipos de comida - nozes de pinho e biscoitos caninos - em dois locais separados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host