UOL Notícias Notícias
 

21/02/2007 - 16h56

Washington minimiza importância da retirada das tropas britânicas do Iraque

WASHINGTON, 21 fev (AFP) - O governo americano apresentou nesta quarta-feira a redução do contingente britânico no Iraque como o sinal dos progressos realizados neste país.

"A coalizão fica intacta" garantiu a secretária de Estado Condoleezza Rice à imprensa em Berlim.

Para Washington, a retirada de 1.600 soldados britânicos nos próximos meses anunciada nesta quarta-feira pelo primeiro-ministro Tony Blair confirma que uma retirada é possível quando as condições melhoraram.

O vice-presidente Dick Cheney destacou, no entanto, que os Estados Unidos não pensavam em tomar uma decisão semelhante por enquanto.

"Quero que vocês saibam que a estratégia americana não será uma estratégia de retirada", disse Cheney à rede de televisão ABC durante uma visita ao Japão.

De fato, Washington está posicionando 21.500 soldados americanos suplementares para tentar acabar com a violência no Iraque. A grande maioria dos novos efetivos ficará em Bagdá e na província sunita de Al-Anbar.

Para Cheney, a decisão de Londres "confirma que a situação está melhorando em algumas partes do país".

"Falei com um amigo que fez uma viagem de sete horas entre Bagdá e Basra, e que disse que a situação melhorou muito comparada com a de um ano atrás", declarou.

"Os britânicos realizaram alguns progressos no terreno, o que lhes permite retirar parte de suas tropas. Isso é o tipo de situação que queremos ver em todo o Iraque. Como o presidente George W. Bush nunca deixou de afirmar, a idéia consiste em reforçar a capacidade iraquiana para, quando for o momento certo, poder retirar nossos homens", disse, por sua vez, o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.

Os Estados Unidos têm atualmente 139.000 homens no Iraque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host