UOL Notícias Notícias
 

22/02/2007 - 15h56

Apple e Cisco chegam a um acordo sobre a marca iPhone

NOVA YORK, 22 fev (AFP) - A gigante americana Apple chegou a um acordo amistoso em sua disputa com a Cisco pela utilização da marca iPhone, um acordo crucial para o grupo de Steve Jobs, que fez uma forte aposta com o lançamento de seu telefone de última geração.

Após o acordo anunciado na noite de quarta-feira, em um breve comunicado conjunto, "ambas as empresas estão livres para usar a marca iPhone em seus produtos no mundo inteiro".

Não foram divulgados detalhes financeiros soanhia dará por concluído o processo que havia iniciado por uso indevido da marca em um tribunal da Califórnia. Ambos os gruposta judicial, segundo a imprensa especializada: compartilhar a marca e uma compatibilidade dos dois telefones, o iPhone da Cisce, fabricante do famoso tocador de músicas em formato MP3, o iPod, havia desencadeado a guerra em junído após meses de negociações frustradas.

A Cisco apresentou uma queixa imediatamente, já que desde dezembro de 2006 comercializa telefones com o nome iPhone, que permitem a realização de ligações telefônicas pela internet - tecnologia chamada de voz sobre IP: VoIP - por meio de softwares como o Skype ou o dispositivo de mensagens instantâneas do Yahoo!

A Cisco obteve os direitos sobre a marca iPhone em 2000, após a aquisição da Infogear, uma companhia que vendia produtos deste nome, e comercializa seu iPhone por meio de sua filial Linksys.

A fabricante de equipamentos de telecomunicações havia pedido à Justiça que proibisse a Apple de utilizar um nome que pertencia a ela, mas o certo é que ambas as partes estavam interessadas em um acordo.

Para a Apple, o acordo permite que a empresa afaste a ameaça de um longo processo que poderia retardar por alguns meses o lançamento de seu grande produto.

Ambos os grupos concordaram em trabalhar com o objetivo de tornar seus produtos compatíveis dentro de um prazo determinado, mas não informaram de que maneira ambos coexistiriam no mercado com uma marca idêntica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host