UOL Notícias Notícias

22/02/2007 - 17h35

Cientistas criam "supermilho" no México para combater a desnutrição

GUADALAJARA, México, 22 fev (AFP) - Uma variedade de milho com alto teor de proteínas foi descoberta após 20 anos de pesquisas por cientistas mexicanos com a colaboração de estudiosos de outros países, informou a Universidade de Guadalajara (oeste), impulsionadora do projeto.

Batizado de "supermilho", o grão, que contém 90% da proteína encontrada em produtos lácteos, estará à disposição dos produtores de milho em breve.

A variedade poderá se tornar uma alternativa para combater a desnutrição no México onde este grão se consome em grandes quantidades, disse o reitor da Universidade Autônoma de Guadalajara (UdeG), José Trinidad Padilla López, porque esta versão "tem uma alta proporção de lisina e triptofano, aminoácidos essenciais".

O milho é o produto base no preparo da "tortilla", o alimento principal da dieta dos mexicanos.

"A exigência deste grão é que não exista plantio de outro milho em seu entorno para que não haja alterações genéticas, assim precisamos de agricultores ou grupos de lavradores que se organizem para semeá-lo", disse Salvador Mena Murguía, reitor do Centro Universitário de Ciências Biológicas e Agropecuárias da UdeG.

Os cientistas Florencio Reséndiz Hurtado e Norberto Carrizales Mejía foram os criadores do "supermilho" e participaram do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo, conhecido como CIMMYT, e a partir dali desenvolveram três variedades de milho de alto teor proteico, chamado milho QPM (de alta qualidade de proteínas, na sigla em inglês).

Mena Murguía pediu às autoridades que incluam o produto nas políticas públicas para melhorar a alimentação dos mexicanos.

"Se contássemos com políticas públicas adequadas que promovessem o milho QPM, os mexicanos estariam melhor alimentados", disse o reitor.