UOL Notícias Notícias
 

22/02/2007 - 19h15

Cineasta e Yahoo lançam site na luta contra aquecimento global

SAN JOSE, Califórnia, 22 fev (AFP) - O site Yahoo e o produtor do documentário "Uma Verdade Incoveniente" lançaram um site nesta quinta-feira dedicado a estimular os consumidores americanos a combater o aquecimento global trocando o tipo de lâmpadas que usam em casa.

www.18seconds.org.

O site se dedica a calcular a velocidade em que as cidades fazem a troca de lâmpadas incandescentes, altas consumidoras de energia, para as econômicas e duráveis lâmpadas fluorescentes.

O nome do movimento foi inspirado no tempo médio que uma pessoa leva para trocar uma lâmpada incandescente por outra fluorescente.

Segundo o Yahoo, a quantidade de eletricidade economizada com o uso das lâmpadas fluorescentes de 13 watts ao invés das convencionais de 60 watts se traduz na redução de 450 libras de gases-estufa emitidos por uma usina elétrica que gera energia com a queima de carvão.

"Este movimento se trata de dar poder ao indivíduo, de dizer a cada pessoa na América que com um passo simples somos capazes de nos tornar um movimento que, literalmente, mudará o mundo", disse Bender, produtor do documentário indicado ao Oscar, estrelado pelo ex-vice-presidente americano Al Gore.

"Eu acredito que a lâmpada fluorescente é o cavalo de Tróia na mente do público. Quando fazemos com que as pessoas se sintam bem por fazer a diferença, economizando dinheiro ao mesmo tempo, elas começam a pensar no que mais podem fazer", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host