UOL Notícias Notícias
 

26/02/2007 - 13h43

Bafômetro pode ajudar médicos a diagnosticar câncer de pulmão

PARIS, 26 fev (AFP) - Um teste de bafômetro baseado em pontos coloridos pode ajudar médicos a identificar se um paciente tem câncer de pulmão, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira no jornal especializado britânico Thorax.

Indivíduos com câncer de pulmão exalam um tipo único dos denominados compostos orgânicos voláteis, que podem ser capturados e analisados por um sensor químico de cor.

Os cientistas chefiados por Peter Mazzone, da Clínica Cleveland em Cleveland, Ohio, testaram o equipamento em 122 pessoas com diferentes tipos de doenças respiratórias - 49 das quais tinham câncer de pulmão em vários estágios de desenvolvimento - e em 21 indivíduos saudáveis.

Eles usaram os resultados dos exames em 70% dos participantes do estudo para apurar o sensor e, então, o usaram nos 30% voluntários restantes. A conclusão é que o aparelho conseguiu detectar corretamente a presença de câncer em 73,3% das pessoas com câncer de pulmão.

O câncer normalmente não apresenta sintomas em seus primeiros estágios e por isso é fundamental diagnosticar a doença o mais rápido possível.

Desde 1985, os cientistas têm como meta criar teste de bafômetro para detectar o câncer, usando tecnologia como o cromatógrafo a gás e a espectrometria de massa. Mas estas máquinas são caras e exigem treinamento avançado para o uso médico.

Em contraste, o sensor "colorimétrico" compreende 36 pontos quimicamente sensíveis impregnados de um simples cartucho descartável do tamanho de uma moeda. Os pontos mudam de cor quando em contato com compostos orgânicos voláteis indicadores da presença de câncer.

Mazzone diz que seu trabalho é uma "prova de princípio" de que o novo sensor é um teste clínico útil, mas acrescentou que sua precisão ainda precisa ser refinada.

Atualmente, máquinas estão sendo superadas pelos cães, disse Mazzone. Segundo um estudo publicado no ano passado, cachorros treinados para distinguir o hálito de pacientes com câncer de mama e pulmão conseguem fazê-lo com 99% de precisão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host