UOL Notícias Notícias
 

26/02/2007 - 11h51

França devolverá rapidamente ao Egito fios de cabelo da múmia de Ramsés II

GRENOBLE, França, 26 Fev (AFP) - A França devolverá rapidamente ao Egito alguns fios de cabelo que supostamente pertencem à múmia de Ramsés II e que um particular pôs à venda na Internet em novembro, informaram fontes judiciais da cidade de Grenoble.

As mechas foram oferecidas por um cidadão que supostamente as herdou de seu pai, que participou das análise feitas na múmia do faraó, em Grenoble, entre 1976 e 1977.

Horas depois de anunciados na Internet, os fios de cabelo foram confiscados pela polícia e enviados à agência central de bens culturais de Paris.

No aspecto puramente judicial, a investigação está encerrada há mais de um mês e o vendedor, que foi detido, não será acusado de nada.

No fim de novembro, um carteiro francês de 50 anos pôs à venda na Internet uma dezena de pequenos sacos plásticos que continham alguns fios de cabelo e pequenos pedaços do material que envolve a múmia de Ramsés II por um preço mínimo de 2.000 euros (cerca de 2.600 dólares).

O assunto provocou a indignação dos arqueólogos e autoridades egípcias.

A múmia de Ramsés II, conservada no Museu do Cairo, foi enviada à França há 30 anos com a finalidade de averiguar por que o cadáver do último grande faraó, que reinou de 1279 a 1213 AC, estava se desintegrando.

Naquela ocasião, os especialistas de Grenoble, entre eles o pai deste carteiro francês, estudaram apenas algumas amostras do tecido enviadas por Paris, onde se encontrava a múmia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h30

    -0,21
    3,166
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h32

    0,17
    68.468,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host