UOL Notícias Notícias
 

27/02/2007 - 18h20

Complementos de vitaminas A e E aumentariam os riscos de morte

WASHINGTON, 27 fev (AFP) - Ingerir complementos de vitaminas A, E e de beta-caroteno poderia aumentar os riscos de morte, segundo uma análise dos resultados de vários estudos publicados nesta terça-feira no Journal of the American Medical Association (JAMA).

Segundo esta análise, a ingestão de complementos de vitaminas A, E ou de beta-caroteno está ligada a um aumento de 5% nos riscos de mortalidade num grupo de cerca de 181.000 pessoas.

O consumo de vitamina E, beta-caroteno e vitamina A foi associado a um aumento do risco de mortalidade de, respectivamente, 4%, 7% e 16%, enquanto não houve nenhum aumento deste perigo com a vitamina C ou o selênio, indicaram os pesquisadores.

"Nossa análise sistemática mostra que as vitaminas A, E e beta-caroteno, ingeridas separadamente ou combinadas com outros antioxidantes, aumentam de maneira significativa os riscos de mortalidade", sublinham os autores do estudo publicado na JAMA e datado de 28 de fevereiro.

Utilizando bancos de dados eletrônicos e dossiês médicos individuais, o doutor Goran Bjelakovic, do Centro de Pesquisa Clínica do hospital universitário de Copenhague, na Dinamarca, e seus colegas analisaram os resultados dos testes clínicos realizados com 232.606 participantes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host