UOL Notícias Notícias
 

02/03/2007 - 07h17

Sonda Cassini transmite imagens surpreendentes de Saturno e seus anéis

=(FOTOS)= WASHINGTON, 2 mar (AFP) - A sonda americana Cassini transmitiu imagens surpreendentes de Saturno e seus anéis feitas sob novos ângulos, informou na quinta-feira o site da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

Durante os últimos dois meses, a Cassini filmou e fotografou Saturno a partir de diferentes posições no espaço.

"Estas são imagens que esperávamos há muitos anos", declarou Carolyn Porco, cientista responsável pelos equipamentos ópticos da sonda no Instituto de Ciências Espaciais (SSI) de Boulder, no estado do Colorado (oeste).

"Navegar por cima de Saturno e ver seus anéis que parecem um medalhão de cobre gigante dá a impressão de explorar um mundo totalmente novo, que nos deixa sem ar", acrescentou a cientista.

As imagens fornecidas são em preto e branco e coloridas. Também há um vídeo que mostra os anéis, enquanto a sonda Cassini se desloca do sul ao norte por cima do planeta.

Lançada em 1997, a Cassini-Huygens é a primeira missão espacial dedicada à exploração de Saturno. Se trata de uma operação conjunta entre a Nassa, que construiu o módulo orbital Cassini, e a Agência Espacial Européia (ESA), que forneceu a sonda Huygens.

ciclops.org.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host