UOL Notícias Notícias
 

04/03/2007 - 21h30

Americanos que viajam em caminhão movido a azeite de cozinha chegam ao Chile

SANTIAGO, 4 mar (AFP) - Dois jovens americanos que percorrem o continente americano num caminhão que consome azeite de cozinha em vez de petróleo recarregaram seu ecológico tanque neste domingo num restaurante de Santiago, informou a Embaixada dos Estados Unidos no Chile.

Os americanos Seth Warren e Tyler Bradt pretendem difundir a consciência sobre a necessidade de proteger o meio-ambiente e, por isso, promovem um veículo que não consome gasolina nem petróleo, mas azeite e restos de animais e vegetais.

"Fazemos isto para educar as pessoas", disse Bradt. "Utilizamos azeite vegetal para mostrar esta alternativa de energia, que não contamina e ajuda a evitar os problemas do aquecimento global", acrescentou seu colega.

Os jovens viajaram 75 mil quilômetros, depois de atravessar seu país, América Central, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e o norte da Argentina para chegar ao Chile.

A travessia continuará no sul chileno e terminará na cidade situada no extremo sul do território argentino, Ushuaia.

O caminhão, que foi recarregado mais de 50 vezes em quase um ano de viagem, é um carro de Bombeiros japonês do ano 1987, cujo motor foi modificado por Bradt e Warren para funcionar à base de biocombustível.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host