UOL Notícias Notícias
 

06/03/2007 - 17h45

Cientistas britânicos tentam desvendar mistério da Dorsal Meso-Atlântica

MADRI, 6 mar (AFP) - Uma expedição britânica partiu nesta terça-feira das Ilhas Canárias em uma viagem para perscrutar o centro da Terra.

A equipe de 12 cientistas, chefiada pelo professor Roger C. Searle, da Universidade Durham, deixou Tenerife para uma missão de seis semanas com vistas a explorar um "buraco negro" nas profundezas do Oceano Atlântico.

"Nós conhecemos a face escura da Lua melhor do que nosso leito marinho", disse o professor ao jornal espanhol El País, antes de zarpar com sua equipe no barco RRS James Cook rumo à Dorsal Meso-atlântica, uma região do Atlântico situada entre a América do Sul e a África.

O local marca uma linha falsa, onde os cientistas descobriram um abismo instável entre as placas da Terra, com cerca de 5 km de profundidade e quase 4 km de largura.

Normalmente, quando as placas tectônicas da Terra se deslocam, uma fenda se forma, de onde magma vulcânico emerge para depois se resfriar e formar uma crosta.

Mas na Dorsal Meso-Atlântica, a crosta não se formou e o manto profundo da Terra - a casca rochosa que encerra o centro do planeta - permanece exposto no leito do oceano.

Especialistas do Centro Nacional Oceanográfico do sul da Inglaterra explicam que a zona é "como uma ferida aberta na superfície da Terra".

Mas eles desconhecem porque a crosta não se formou, e se declaram curiosos para saber quais mistérios podem ser encontrados no manto exposto.

A equipe de Searle irá fazer perfurações para coletar amostras em três regiões, usando um robô equipado com câmera digital que também fará leituras em alta resolução do leito marinho e transmiti-los para o barco para análises.

Searle disse ao El País que "conclusões definitivas" poderá demorar algumas semanas.

"Esta é uma oportunidade única para ver como é o interior do manto da Terra", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h09

    0,93
    3,287
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h11

    -2,06
    61.346,45
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host