UOL Notícias Notícias

08/03/2007 - 18h57

Ancestrais das aves tinham genoma pequeno em comparação com o de outros

vertebrados PARIS, 8 mar (AFP) - O grupo de dinossauros que evoluiu dando origem às aves tinha um genoma pequeno, segundo um estudo realizado por biólogos americanos e britânicos, publicado na edição desta quinta-feira da revista científica britânica Nature.

As aves surgiram no mundo cerca de 110 milhões de anos atrás e tinham um código genético muito pequeno se comparado com o de outros vertebrados.

O cientista Chris Organ, da Universidade de Harvard, chefiou uma equipe que usou técnicas estatísticas e microscópicas em fragmentos de ossos para estimar o tamanho do genoma de 31 espécies de dinossauros e aves extintas e de 25 espécies vivas com quadro membros, dos anfíbios ao homem.

Os estudiosos acreditam que os dinossauros saurisquianos, que viveram entre 230 e 250 milhões de anos atrás, tinham um genoma pequeno e compacto, reforçando o argumento de que o ancestral das aves pertence a este grupo.

O outro grande grupo de dinossauros, os ornitisquianos, que deram origem apenas aos dinossauros terrestres, tinham um genoma muito maior.