UOL Notícias Notícias
 

08/03/2007 - 22h10

Robô reproduz funcionamento da espinha dorsal da salamandra

=(FOTOS)= WASHINGTON, 8 mar (AFP) - Pesquisadores franceses e suíços criaram um robô com um software que lhe permite reproduzir o funcionamento da espinha dorsal da salamandra, oferecendo novas perspectivas para recuperar o movimento em casos de paralisia por traumatismo, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira nos EUA.

Os cientistas enviaram impulsos elétricos para o robô-salamandra similares aos que são transmitidos pelo cérebro para a espinha dorsal, segundo o estudo que aparece na edição de 9 de março da revista especializada Science.

Estes sinais são suficientes para que o robô modifique sua velocidade e direção, ou deixe de andar para nadar, uma vez dentro da água.

Este modelo robótico permite entender melhor o funcionamento locomotor dos vertebrados quadrúpedes e observar como este mecanismo é controlado por um sistema neuronial - células nervosas - na espinha dorsal, explicam os estudiosos.

A experiência mostra, assim, que a robótica pode provar e verificar os conceitos biológicos, ressalta o professor Auke Jan Ijspeert, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça), co-autor da pesquisa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host