UOL Notícias Notícias
 

13/03/2007 - 20h01

Milho geneticamente modificado da Monsanto faz mal às cobaias, segundo estudo

PARIS, 13 mar (AFP) - Um milho geneticamente modificado da companhia americana Monsanto poderia causar problemas no fígado e nos rins, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira pela organização ambientalista Greenpeace e por um comitê de especialistas em engenharia genética franceses.

O consumo do milho MON 863 causa nos ratos perturbações nestes "filtros" alimentares que são o fígado e os rins, segundo o estudo conjunto do Greenpeace e do Comitê de Pesquisa e Informação Independente de Engenharia Genética (Crii-gen).

"Nosso estudo mostra problemas hepáticos nas fêmeas, que engordaram, enquanto os machos sofreram problemas renais que os fizeram emagrecer", explicou o professor Gilles-Eric Séralini, membro da comissão biomolecular e pesquisador da Universidade francesa de Rouen e presidente do comitê científico do Crii-gen.

"Pedimos às autoridades públicas que retomem os testes com o milho e, portanto, que se decrete uma moratória sobre seu uso", disse o professor Seralini, que se perguntou por que as análises "efetuadas pela Monsanto continuam sendo confidenciais sob a cobertura do sigilo industrial".

Segundo Seralini, nos fígados das fêmeas se detectou um aumento da taxa de açúcar e 40% da de gordura no sangue.

Na urina dos machos foram detectadas variações importantes das taxas de sódio ou fósforo.

Todos estes sintomas "são idênticos aos causados por uma intoxicação por pesticidas", assegurou.

O Greenpeace travou uma longa batalha jurídica na Alemanha antes de acessar as 1.132 páginas de dados brutos do estudo da Monsanto sobre este milho.

O MON 863, autorizado na Europa para a alimentação animal desde agosto de 2005 e para o homem desde janeiro de 2006, é objeto de polêmica há três anos.

A Agência Européia de Segurança Alimentar deu luz verde ao MON 863 em abril de 2004, após julgá-lo "tão seguro quanto o milho convencional".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,15
    3,131
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h22

    0,57
    76.406,03
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host