UOL Notícias Notícias
 

13/03/2007 - 19h10

Sonda espacial Cassini encontra evidência de mares em lua de Saturno

LOS ANGELES, 13 mar (AFP) - Titã, a principal lua de Saturno, parece ter grandes mares de gás líquido, segundo informação coletada pela sonda espacial Cassini, revelaram cientistas nesta terça-feira.

Os radares da sonda mostraram várias áreas escuras misteriosas perto do pólo norte de Titã, que os cientistas acreditam serem corpos de líquido "de aproximadamente o mesmo tamanho de vários mares da Terra", indicou em um comunicado um o laboratório da Nasa em Pasadena, Califórnia (oeste).

"Embora ainda não haja provas definitivas de que estes mares contenham líquido, sua forma, sua aparência escura no radar que indica suavidade e outras propriedades suas apontam para a presença de líquidos", acrescentou o comunicado.

Titã é a segunda maior lua do sistema solar e é aproximadamente 50 vezes maior que a nossa lua.

Os cientistas da Nasa acreditam que os líquidos são uma combinação de metano e etano, dadas as condições de Tirã e a abundância de gases e nuvens de metano e etano na atmosfera de Titã.

Lançada em 1997, a Cassini-Huygens é a primeira missão espacial dedicada à exploração de Saturno. É resultante de uma operação conjunta entre a agência espacial americana, que construiu o módulo orbital Cassini, e a Agência Espacial Européia (ESA), que forneceu a sonda Huygens.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host