UOL Notícias Notícias
 

14/03/2007 - 19h57

Governo dos EUA quer reforçar advertências sobre soníferos

WASHINGTON, 14 mar (AFP) - A FDA, agência americana que controla o setor de alimentos e remédios, anunciou nesta quarta-feira uma modificação nas bulas de todos os soníferos vendidos nos Estados Unidos, para advertir a população sobre alguns de seus efeitos colaterais, entre eles o sonambulismo.

No ano passado, quatro americanos vítimas de crises de sonambulismo com conseqüências cômicas em geral, mas às vezes graves, iniciaram processos coletivos contra o laboratório francês Sanofi-Aventis, que comercializa o sonífero Ambien, o mais receituado no mundo, em um tribunal federal do estado de Nova York (nordeste).

Os soníferos podem causar "fortes reações alérgicas e sonambulismo", o que pode ser perigoso, no caso, por exemplo, de dirigir um carro, escreveu a FDA (Food and Drug Administration) em um comunicado.

A bula do Ambien, comercializado na França como Stilnox, já especifica que casos muito raros de sonambulismo foram observados em testes clínicos.

Os soníferos também podem provocar crises de bulimia noturnas, sem que a pessoa se lembre delas. A bula do Ambien indica ainda que o sonífero pode, muito raramente, "aumentar o apetite".

"Há vários medicamentos por receita disponíveis para ajudar a melhorar o sono que são bem tolerados e são eficazes para a grande maioria das pessoas", considerou o doutor Steven Galson, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da agência americana.

"Depois de ter examinado a informação disponível sobre os efeitos prejudiciais dos soníferos no público, a FDA concluiu, porém, que há necessidade de modificar as bulas para informar os médicos e os usuários dos riscos", completou.

Em uma carta enviada em dezembro de 2006, a FDA já tinha solicitado aos laboratórios que fabricam os 13 soníferos autorizados nos Estados Unidos que fizessem constar uma advertência aos usuários sobre os potenciais riscos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host