UOL Notícias Notícias
 

14/03/2007 - 20h00

Júri pede pena de morte para estuprador e assassino de menina nos EUA

MIAMI, 14 mar (AFP) - Um júri de Miami recomendou nesta quarta-feira a pena de morte para o homem de 48 anos que violentou e sepultou viva uma menina de nove anos, em um caso que modificou as leis contra agressores sexuais de menores nos Estados Unidos.

Os jurados recomendaram a execução de John Evander Couey por 10 votos contra 2, e o juiz deverá decidir nos próximos 30 dias se envia o réu para o corredor da morte.

Couey foi condenado na semana passada por seqüestro, agressão sexual e assassinato de Jessica Lunsford, que retirou de sua casa em Homosassa (400 km a noroeste de Miami) em fevereiro de 2005 enquanto dormia, e manteve em um trailer durante três dias.

Nesse período, a menina foi várias vezes violentada, antes de ser enterrada viva em sacos de lixo.

Os advogados de Couey tentaram provar que seu cliente tem deficiência mental e que foi uma criança vítima de maus-tratos.

O crime provocou uma enorme indignação e mobilizou os ativistas que exigem penas mais severas contra os criminosos envolvidos em ataques sexuais nos Estados Unidos.

Por iniciativa do pai da vítima, Mark Lunsford, a Flórida aprovou a "Lei Jessica" em 2006, que entre outras disposições prevê penas mínimas de 25 anos de prisão e vigilância eletrônica pelo resto da vida para os condenados por crimes sexuais contra menores de 12 anos.

Desde então, cerca de 18 Estados da União já "copiaram" disposições desta lei, com algumas variantes.

O estupro ou agressão sexual contra um menor de 12 anos é punido com pena de morte em pelo menos seis Estados americanos no momento.

Vários Estados também aprovaram medidas que proíbem a residência de indivíduos condenados por crimes sexuais nas proximidades de escolas, praças, parques e outros locais freqüentados por crianças.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host