UOL Notícias Notícias
 

14/03/2007 - 19h36

Óvulos não fecundados renovam debate sobre células-tronco

=(FOTO)= TÓQUIO, 14 mar (AFP) - Cientistas japoneses conseguiram clonar embriões de ratos a partir de óvulos não fecundados, o que pode ajudar a resolver o intenso debate ético sobre a pesquisa de células-tronco.

Seus defensores dizem que a pesquisa envolvendo células-tronco embrionárias - células que podem se desenvolver em vários órgãos ou nervos - podem salvar vidas, graças à descoberta da cura para doenças como câncer e diabetes.

Esta linha de pesquisa causa, porém, um grande furor entre os conservadores religiosos, que alegam que ela destrói uma vida humana.

O presidente americano, George W. Bush, já proibiu o uso de verbas federais para os estudos de células-tronco nos EUA, o maior centro de pesquisas do mundo.

Uma proposta alternativa seria usar óvulos humanos não fecundados, o que enfrentaria um obstáculo ainda maior de tentar convencer mulheres saudáveis a se submeterem ao doloroso processo de doação de óvulos.

Uma equipe de cientistas japoneses anunciou, então, ter conseguido uma potencial solução. Eles realizaram fertilização in vitro em ratos e descobriram que os óvulos não fecundados poderiam ser usados para produzir células-tronco embrionárias clonadas. O processo poderia ser usado com os óvulos que não foram utilizados durante a fertilização in vitro.

"Se pudermos usar óvulos que seriam descartados, então o problema de encontrar doadoras estará resolvido", afirmou Teruhiko Wakayama, que liderou o estudo na Fundação de Pesquisa Riken.

"Antes das nossas descobertas, acreditava-se que apenas óvulos frescos poderiam ser usados, mas se óvulos incapazes podem ser clonados, então os cientistas poderiam usar óvulos que não puderam ser fecundados e seriam abandonados nas clínicas de fertilidade", explicou Wakayama em uma entrevista à AFP.

O estudo apareceu na edição de 20 de fevereiro do periódico americano Current Biology.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h39

    0,91
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h48

    -1,15
    74.521,00
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host