UOL Notícias Notícias
 

16/03/2007 - 17h31

Conferência em Madri discute o uso adequado de informações meteorológicas

MADRI, 15 mar (AFP) - A importância crescente das informações meteorológicas e a forma de melhorar sua difusão e uso serão os temas centrais de uma conferência internacional que será celebrada a partir de segunda-feira, em Madri, sob a égide da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O objetivo desta conferência, que se estenderá até a próxima quinta-feira, é examinar como se pode "melhorar a informação sobre o tempo e o clima", que vai dirigida a todos os usuários, ou seja, os países, organizações, empresas e indivíduos, resumiu à AFP o porta-voz da OMM, Marc Oliver.

"Milhões de pessoas tomam diariamente decisões em função dos dados meteorológicos, o clima e a água", destacou esta organização.

Também "é importante encontrar os meios para melhorar a difusão da informação meteorológica e aumentar a eficácia dos serviços meteorológicos para todos aqueles que necessitam deles", destacou Oliver.

Esta conferência, de cuja organização participa o ministério espanhol do Meio Ambiente, reunirá os principais representantes dos organismos meteorológicos mundiais e vários usuários de seus serviços, organismos públicos e privados e representantes da sociedade civil.

O fórum da próxima semana representa "uma oportunidade de diálogo entre provedores e usuários de informações climáticas para se chegar a um melhor conhecimento do uso que se faz dos dados meteorológicos para os usuários e para melhorar a oferta", destacou a OMM.

Embora esta conferência não volte sua atenção para as mudanças climáticas e o aquecimento global do planeta, isto fará parte dos debates, reconheceu Oliver, levando em conta o vasto espaço que estes temas ocupam no mundo da meteorologia.

O último relatório científico mundial sobre a mudança climática, publicado em fevereiro sob a égide das Nações Unidas, prevê um aquecimento médio de +1,8 a +4°C até 2100 e uma multiplicação de situações extremas como secas, ondas de calor e chuvas torrenciais.

Nos quatro dias desta conferência internacional, os participantes analisarão a importância da informação climática na economia russa, as previsões meteorológicas e a agricultura, bem como a influência do clima no turismo, o abastecimento de energia e os sistemas de comunicação e transporte.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host