UOL Notícias Notícias
 

16/03/2007 - 16h19

Indonésia confirma a 65ª morte humana por gripe das aves

JACARTA, 16 mar (AFP) - A gripe das aves matou um homem de 32 anos na Indonésia, elevando o número de mortes no país mais atingido pela doença para 65, informou nesta sexta-feira uma fonte oficial.

"O homem morreu na quarta-feira, em Jacarta", disse Nadhirin, um médico do Centro de Informações sobre a Gripe das Aves, acrescentando que são desconhecidos os detalhes do contágio.

O ministério da Saúde informou mais tarde, em um comunicado, que o homem criava um papagaio em casa. A maioria das vítimas da gripe das aves teve algum contato com aves doentes ou infectadas.

O informe ministerial destacou que não há registros de outras pessoas doentes na vizinhança onde vivia a vítima, que morreu no hospital, tornando-se a 22ª pessoa a morrer da doença na capital indonésia.

O país registrou seu primeiro caso de gripe das aves em humanos em meados de 2005 e o homem foi o 86º caso confirmado.

Numa tentativa de deter a disseminação do vírus, o governo proibiu aos moradores de Jacarta que criem aves nos quintais de suas casas, uma prática comum na cidade.

O Centro de Informação sobre a Gripe das Aves informou na segunda-feira que uma mulher de 20 anos se encontrava em estado grave com a doença e que era tratada em um hospital de Surabaya, a segunda maior cidade do país.

O vírus matou 169 pessoas em todo o mundo, a maioria no Sudeste asiático, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e a disseminação global do vírus mortal H5N1 é acompanhada de perto.

Segundo os cientistas, as várias cepas da doença se originaram no sul da China, de onde se espalharam para outras regiões do mundo.

Eles temem que a cepa H5N1 possa sofrer mutação para uma forma facilmente transmissível entre humanos, causando uma pandemia global com potencial para matar milhões de pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    -0,23
    3,166
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h41

    0,12
    68.437,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host