UOL Notícias Notícias
 

19/03/2007 - 12h08

Irã responderá de modo proporcional se a ONU adotar outra resolução

TEERÃ, 19 mar (AFP) - O Irã advertiu nesta segunda-feira que a comunidade internacional receberá uma "resposta proporcional" de Teerã, caso o Conselho de Segurança da ONU adote uma nova resolução, e se disse disposto a pagar o preço para prosseguir com seu programa nuclear.

"Adotando novas resoluções do Conselho de Segurança, (o mundo) receberá uma resposta proporcional do Irã", declarou o vice-ministro das Relações Exteriores para Assuntos Jurídicos e Internacionais, Abas Araghchi, em uma reunião com os embaixadores estrangeiros em Teerã.

"O Irã está totalmente disposto, tanto a cooperar como ao confronto. O Irã, que já pagou no passado o preço para conservar sua independência e direitos, está disposto a voltar a fazê-lo", declarou, segundo um comunicado.

O Conselho de Segurança da ONU pode decidir esta semana novas sanções contra o Irã, depois da resolução 1737 adotada em dezembro.

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, criticou o novo projeto de resolução.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, que têm direito a veto (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia), mais a Alemanha, estão de acordo quanto a adotar novas medidas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h00

    -0,87
    3,153
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h04

    0,33
    70.244,91
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host