UOL Notícias Notícias

19/03/2007 - 14h12

Matemáticos resolvem a complexa estrutura E8

WASHINGTON, 19 Mar 2007 (AFP) - Depois de quatro anos de intensos esforços, 18 grandes matemáticos e cientistas de informática dos Estados Unidos resolveram a E8, uma das maiores e mais complicadas estruturas matemáticas existentes, informaram os estudiosos.

Jeffrey Adams, chefe do projeto e professor de matemática da Universidade de Maryland, disse que a E8 foi descoberta há mais de um século, em 1887, e até agora ninguém achava que a estrutura seria compreendida algum dia.

"Este êxito inovador é significativo tanto como um avanço no conhecimento básico, assim como um grande avanço no uso de informática em grande escala para solucionar problemas matemáticos complexos", disse Adams.

O cientista estimou, além disso, que a resolução da E8 poderá ter implicações imprevistas na matemática e na física, mas que não serão evidentes nos próximos anos.

A E8 pertence aos denominados grupos de Lie, inventados por um matemático norueguês do século XIX, Sophus Lie, para estudar a simetria.

A teoria afirma que tornar subjacente qualquer objeto simétrico, como uma esfera, é um grupo de Lie. Bolas, cilindros e cones são exemplos familiares de objetos simétricos tridimensionais.

No entanto, os matemáticos estudam as simetrias em dimensões maiores. De fato, a própria E8 é um grupo de Lie compacto e simples, de dimensão 248.

Os cientistas indicaram que a magnitude do cálculo de E8 permite compará-la ao projeto Genoma Humano.

Enquanto o genoma humano, que contém toda a formação genética de uma célula, é maior do que um gigabyte de tamanho, o resultado do cálculo da E8, que contém toda a informação sobre a E8, tem um tamanho de 60 gigabytes, informaram.

Isso equivale a armazenar 45 dias de música contínua em formato MP3. Se fosse escrita em papel, a solução cobriria uma área do tamanho de Manhattan.