UOL Notícias Notícias
 

21/03/2007 - 17h08

Metrologista brasileiro rejeita visão catastrófica sobre aquecimento global

MADRI, 21 mar (AFP) - A nova situação trazida pelo aquecimento global e a maior conscientização sobre o problema dará um impulso "às energias renováveis e aos biocombustíveis, que podem ser a porta para o desenvolvimento econômico" de países emergentes, afirmou o diretor do brasileiro Instituto Nacional de Meteorologia, Divino Moura, que participa de uma conferência internacional sobre meteorologia, celebrada em Madri.

Moura e outros meteorologistas ibero-americanos ratificaram, durante o encontro, que a "mudança climática" é irreversível e que é preciso se adaptar a ela, mas se negaram a dar uma visão catastrófica sobre o que se apresenta como uma realidade, pois também pode ter alguns aspectos positivos, como o destaque para as fontes alternativas de energia.

O especialista brasileiro falou à imprensa ao lado de colegas de Costa Rica, Espanha, Argentina, respectivamente Paulo Manso, Francisco Cadarso e Miguel Angel Rabiolo, no âmbito da conferência, organizada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Moura e Rabiolo explicaram que a grande extensão geográfica da América Latina faz com que os efeitos negativos de alguns fenômenos possam ter conseqüências positivas em outros locais da região.

Rabiolo lembrou o fenômeno "El Niño", que é um desastre para países como Peru, Equador e Bolívia, onde inundações deixaram 50 mortos e 84.000 famílias desabrigadas entre dezembro e março.

No entanto, ressaltou o especialista, na "Argentina resultou na melhor produção de soja dos últimos 30 ou 50 anos", destacou.

Os meteorologistas confirmaram que "o problema (do aquecimento global) é irreversível e temos que nos adaptar ao inevitável", concordando na necessidade de que os governos tomem medidas para combater este fenômeno mediante acordos como o Protocolo de Kyoto.

Moura destacou a importância de se estudar o problema e seus efeitos para, desta forma, enfrentar melhor os desastres naturais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    -0,58
    3,163
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h42

    0,02
    70.023,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host