UOL Notícias Notícias
 

22/03/2007 - 16h28

Bangladesh registra seu primeiro caso de gripe das aves

DACA, 22 mar (AFP) - Autoridades de Bangladesh confirmaram nesta quinta-feira o primeiro caso de gripe das aves no país, levando ao sacrifício maciço de aves em uma granja nos arredores da capital, Daca, informaram fontes oficiais.

"O gabinete celebrou uma reunião especial na tarde desta quinta-feira depois que o ministério da Saúde confirmou que a gripe das aves foi detectada em uma granja em Savar" (40 km a oeste de Daca), disse o porta-voz do governo, Syed Fahim Munaim.

O governo já havia enviado amostras de aves da granja para o Instituto nacional de Saúde Animal, em Bangcoc, que confirmou a presença da cepa H5N1 da doença.

Bangladesh conta com centenas de milhares de granjas, atividade que emprega mais de um milhão de pessoas.

O chefe do governo interino bengalês, Fakhruddin Ahmed, presidiu a reunião desta quinta-feira, que estabeleceu a criação de medidas para evitar a disseminação da doença para o país, que tem uma população de 144 milhões de pessoas.

"Começamos a sacrificar aves na granja infectada e agora tomaremos medidas especiais, inclusive a restrição no transporte de aves dentro de um raio de 10 quilômetros para conter (a disseminação d)a doença", disse o porta-voz.

Outras medidas incluem a realização de check-ups nos trabalhadores das granjas que possam ter tido contato com as aves infectadas, acrescentou.

Ainda não está claro como as aves de criação se infectaram na granja de Savar.

O governo publicou um comunicado, pedindo aos moradores que mantenham a calma, afirmando que somente as aves de uma granja foram infectadas.

A cepa altamente patogênica H5N1 da gripe das aves matou pelo menos 169 pessoas em todo o mundo desde o fim de 2003. Atualmente o contágio ocorre quando as pessoas têm contato direto com aves doentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, especialistas sanitários temem que esta cepa possa sofrer uma mutação, transformando-se em uma forma transmissível entre humanos, provocando uma pandemia com potencial para matar milhões de pessoas no mundo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host