UOL Notícias Notícias
 

22/03/2007 - 16h52

Professor americano fatura Prêmio da Água de Estocolmo

ESTOCOLMO, 22 mar (AFP) - O professor e cientista americano Perry McCarty obteve o Prêmio da Água de Estocolmo 2007, uma recompensa que distingue a cada ano as melhores ações a favor deste recurso natural, informou nesta quinta-feira o Instituto Nacional da Água da capital sueca.

Segundo um comunicado, o comitê premiou este professor da universidade de Stanford por trabalhos que permitiram desenvolver os métodos de tratamento das águas usadas.

"O trabalho do professor McCarty melhorou a eficácia dos procedimentos do tratamento biológico, em particular os sistemas de tratamento das águas municipais ou industriais usadas", permitindo "a retirada dos nutrimentos biológicos e o desenvolvimento e utilização de reatores com biofilme", destacou a nota.

O prêmio, que consiste de um valor em dinheiro de 150.000 dólares e uma escultura em cristal, será entregue ao professor no próximo 16 de agosto em Estocolmo pelo rei Gustav da Suécia.

McCarty, de 76 anos, é autor de centenas de publicações e seus dois manuais sobre química, biologia e projeto de sistemas de tratamentos de águas municipais e industriais usadas, representam a "bíblia" dos engenheiros do mundo inteiro, segundo o instituto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host