UOL Notícias Notícias
 

22/03/2007 - 18h51

Ursos pardos do noroeste dos Estados Unidos saem da lista de "risco de extinção"

LOS ANGELES, 22 mar (AFP) - Os ursos pardos do parque nacional Yellowstone, no Wyoming, noroeste dos Estados Unidos, não estão mais em risco de extinção, graças a um programa de proteção de espécies, iniciado há mais de 30 anos, informou nesta quarta-feira uma agência federal encarregada do ecossistema.

Em 1975, quando foi feito o alerta para a eventual extinção destes ursos em Yellowstone, sua população era estimada entre 136 e 312 indivíduos. Hoje, mais de 500 convivem na paisagem deste parque, situado na fronteira dos estados do Wyoming e de Montana. "A notável volta dos ursos pardos é resultado de uma intensa cooperação durante anos entre as agências federais e estaduais, assim como de grupos e particulares preocupados com a conservação" da espécie, disse Lynn Scarlett, funcionária do departamento de Espécies em Risco da Agência de Fauna e Pesca americana.

No comunicado, Scarlett destacou que depois de trinta anos em que estes animais estiveram em risco de desaparecer do ecossistema do parque nacional Yellowstone, agora serão tirados da lista de espécies em risco de extinção.

"O urso pardo é um grande predador que precisa de muito espaço, e cuja conservação é um desafio no mundo atual. Acho que todos os americanos deveriam se sentir orgulhosos de que, como país, tenhamos a vontade e a capacidade de proteger e recuperar este símbolo da fauna" norte-americana, afirmou.

No entanto, outras quatro populações de ursos pardos de 48 estados do país não conseguiram se recuperar da situação de "espécie ameaçada" e continuarão protegidas por estes programas, lançados pelas agências federais e estaduais.

Segundo o comunicado, a população de ursos do parque Yellowstone cresceu entre 4% e 7% ao ano desde os anos 1990.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host