UOL Notícias Notícias
 

23/03/2007 - 06h39

Mogadíscio: chefes tradicionais anunciam cessar-fogo com os etíopes

MOGADÍSCIO, 23 mar (AFP) - O Exército etíope mobilizado em Mogadíscio concluiu um acordo de cessar-fogo com as autoridades tradicionais da capital somali, para acabar com os combates que afetam a cidade desde quarta-feira, anunciou nesta sexta-feira um porta-voz dos chefes tradicionais.

"Depois de discussões sérias sobre a situação política atual e o aumento da violência, acordamos com as autoridades militares etíopes a aplicação de um cessar-fogo", declarou à imprensa Ugas Abdi Dahir Mohamed, importante líder tradicional do clã Hawiye - o principal de Mogadíscio - e porta-voz da classe.

"Os etíopes permanecerão em seus acampamentos e não participarão militarmente ao lado das forças somalis. Por sua parte, os Hawiye não dispararão nenhum tiro de fuzil e respeitarão o cessar-fogo", afirmou.

A manhã de sexta-feira era calma em Mogadíscio, onde violentos combates com armas pesadas foram registrados na quarta-feira e quinta-feira entre insurgentes e as forças governamentais somalis, apoiadas pelo Exército etíope.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host