UOL Notícias Notícias
 

25/03/2007 - 19h12

Terapias com células-tronco podem servir para reparar o coração (estudos)

NOVA ORLEANS, EUA, 25 mar (AFP) - Duas terapias experimentais que utilizam células-tronco adultas poderiam servir para reparar danos no coração causados por um infarto, segundo mostraram dois estudos publicados neste domingo.

Um dos procedimentos utiliza células-tronco da médula óssea, algo inédito na cardiologia. Elas podem ser tomadas de doadores geneticamente diferentes e tendem a se agrupar em áreas feridas do corpo, segundo destacou seu autor, o doutor Joshua Hare, da escola de medicina da Universidade de Miami na Flórida (sudeste).

O segundo tratamento, apresentado pelo doutor Nabil Dib, diretor da clínica de terapia celular cardíaca da Universidade da Califórnia (oeste), usa células-tronco musculares chamadas de mioblastos, retiradas de músculos do paciente e implantadas nas paredes do coração com a ajuda de um catéter.

Os resultados destes dois estudos clínicos na fase um - na qual se avalia o potencial de tratamentos para depois realizar provas mais profundas - foram apresentados durante o 56º Congresso Anual do American College of Cardiology (ACC), que reúne 30.000 especialistas em Nova Orleans (sul) até 27 de março.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host