UOL Notícias Notícias
 

26/03/2007 - 12h32

Cientistas anunciam tratamento eficaz contra a insuficiência cardíaca

NOVA ORLEANS, EUA, 26 mar (AFP) - Um tratamento experimental se mostrou eficaz para aliviar os sintomas que acompanham a insuficiência cardíaca severa, mas sem reduzir a mortalidade ou internação, segundo os resultados de um vasto teste clínico divulgado no domingo.

O novo medicamento, Tolvaptan, é o primeiro que neutraliza um hormônio responsável pela retenção de fluído que provoca edemas e falta de ar, explicou o médico Marvin Konstam, do Tufts-New England Medical Center e principal analista dos resultados do estudo.

O teste clínico, financiado pelo laboratório farmacêutico japonês Otsuka Pharmaceutical Co., que desenvolveu o Tolvaptan, foi realizado em 20 países com 4.133 pessoas hospitalizadas e que sofriam uma grave insuficiência cardíaca.

Metade deste grupo, escolhido ao acaso, tomou cotidianamente um comprimido de Tolvaptan, enquanto a outra metade foi tratada com um placebo combinado com um tratamento padrão, como diuréticos.

Dez meses depois não houve diferenças na taxa de mortalidade ou de novas hospitalizações nos dois grupos.

Porém, os paciente tratados com Tolvaptan registraram uma respiração melhor, uma redução da falta de ar devido à retenção de líquidos e uma diminuição de peso, explicou o médico.

"No primeiro dia de tratamento, com apenas um comprimido, observamos uma melhora na respiração, o sintoma do qual mais se queixam os enfermos", disse.

"Este é o primeiro medicamento que reduz os sintomas da insuficiência cardíaca sem incrementar a mortalidade", acrescentou o médico.

Konstam apresentou os resultados do estudo no 56º Congresso Anual do Colégio de Cardiologia Americano, que reúne 30.000 especialistas em Nova Orleans (Louisiana) até 27 de março.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h10

    -0,06
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h17

    1,50
    62.597,91
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host